História

Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná (DIOE)

A imprensa Oficial do Estado foi instituída em 1912, como parte do esforço para implantar a tipografia no Estado. O órgão passaria então a ser o principal meio de comunicação oficial do governo paranaense. Além de ser testemunha dos principais eventos políticos e administrativos do Estado, também construiu sua própria história ao longo do tempo. A imprensa, de fato, emerge como resposta aos movimentos políticos, sociais e econômicos que impulsionaram a introdução da comunicação tipográfica no Paraná, ainda no  início do século XX.

Trinta anos depois, em 27 de junho de 1946, foi criado  o Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná (DIOE), com a função de  coordenar a  produção e  distribuição do  Diário Oficial e  ainda produzir  quaisquer impressos para o governo e demais órgãos públicos. Em 30 de  novembro de 2020, com a extinção da Imprensa Oficial do Estado,  conforme determinado pela  Lei 20.385/2020, o  Diário Oficial do Estado do Paraná  passou a ser  vinculado à Casa Civil,  responsável pela  publicação do Diário Oficial Executivo, Suplemento de Concursos Públicos, Diário Oficial Comércio, Indústria e Serviços e Diário da Assembleia Legislativa.

Nesse contexto, o DIOE surge como uma resposta à necessidade de transparência e acesso à informação. A capacidade de um cidadão de fiscalizar seu governo está diretamente relacionada ao seu acesso a informações sobre as ações de seus representantes. Por esse motivo, no Brasil, toda ação governamental só se torna válida após ser publicada em um meio de comunicação oficial e público. No Paraná, essa responsabilidade cabe ao Diário Oficial, o veículo de comunicação oficial do Governo do Paranaense.